terça-feira, 27 de novembro de 2012

O que são domínios naturais...



São extensas áreas geográficas com condições ambientais semelhantes, com predominância de elementos como vegetação, relevo, clima e solos.
Devido a grande dimensão territorial, o Brasil possui uma grande variedade de fauna e flora e seus principais domínios naturais são: Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata de Araucárias, Campos e Vegetações litorâneas.


- Floresta Amazônica
É o maior domínio brasileiro.  Distribui-se por quase toda a região Norte do Brasil, parte do Mato Grosso e Maranhão. É considerada a maior biodiversidade do mundo. Esse domínio tem sido alvo de várias atividades econômicas como projetos agropecuários, exploração de madeireiras, construções de usinas hidrelétricas, mineração e garimpo. Tais atividades vem prejudicando constantemente esse domínio natural, considerado um dos mais importantes do mundo.
- Mata Atlântica
Encontra-se nas encostas que se estendem pelas serras do leste do Brasil, acompanhando o Oceano Atlântico. É um conjunto de florestas adaptadas ao clima tropical úmido.  A biodiversidade nessas matas é considerada uma das maiores do planeta e o bioma brasileiro que mais sofreu com o desmatamento desde o processo de colonização do Brasil com as plantações de cana-de-açúcar e café, seguidas pela industrialização e urbanização. De toda a vegetação original restam apenas menos de 7,5% do total.
- Cerrado
Segundo maior domínio do Brasil, encontra-se na região Centro-Oeste, e em alguns estados do Norte, Sudeste e Nordeste. É possível notar a presença de campos de gramíneas com arbustos e pequenas árvores. Durante o verão, período de chuvas a paisagem apresenta-se verde, diferentemente do inverno que a vegetação fica esturricada e seca. Atualmente, restam mais ou menos 20% das áreas originais do cerrado.
- Pantanal
Situado entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, inclui cerca de 175 rios que são responsáveis pelo transporte de sedimentos, que são depositados ao longo da bacia do rio Paraguai, formando uma planície alagada. Na vegetação pode-se observar a presença de gramíneas e nas áreas mais altas, vegetação semelhante à do cerrado. Nesse domínio encontra-se uma grande biodiversidade de vertebrados.
 

- Caatinga
É o nome da vegetação predominante na região semiárida do Nordeste, caracterizada por matas secas e abertas, com árvores baixas e espinhosas. Devido às altas temperaturas e à falta de chuvas, as plantas possuem recursos para sobreviver à seca, como raízes profundas que buscam água no subsolo e folhas grossas e pequenas que diminuem a transpiração.
Mata de Araucárias
Encontrada em parte da região serrana do Sudeste e nas serras do Sul. É influenciada pelo clima subtropical. Essas florestas não apresentam uma extensa biodiversidade se comparada com as mataras tropicais. Recebe esse nome devido à araucária, ou pinheiro-do-paraná, que é a árvore predominante, que pode atingir até 40 metros de altura. A mata de araucária tem sido muito explorada economicamente, sendo substituídas pelo eucaliptos e pinus, que são usados para a fabricação de papel, alterando assim o equilíbrio ecológico.
- Campos
A maior área de extensão de campos abertos no Brasil localiza-se no interior do Rio Grande do Sul: os pampas. É conhecido também por campanha gaúcha, tendo como vegetação predominante as gramíneas e alguns arbustos.
- Vegetação Litorânea
Por todo o litoral brasileiro é possível observar diversos ecossistemas, entre eles os banhados, manguezais e as matas de restinga. A mata de restinga localiza-se próxima as praias, em uma faixa de solo arenoso, caracterizado por troncos entrelaçados. Os manguezais aparecem junto a lagunas, lagoas costeiras, deltas e estuários de rios, em áreas de transição entre a água doce e a salgada. Surgem em áreas de clima equatorial e tropical. Os banhados estão no Rio Grande do Sul e são ecossistemas formados em áreas alagadas, onde predomina os juncos e os aguapés.

8 comentários: